terça-feira, 28 de abril de 2020

Dica para escolher frutos do mar

COMO SABER SE ESTÁ FRESCO

Os peixes, quando frescos, têm certas características típicas, como cheiro, que é suave, olhos íntegros (não afundados) e firmeza; os peixes amolecidos já perderam frescor.

QUANDO COMPRAR CONGELADO

O congelamento será preferível nos casos em que os produtos tenham qualidade de procedência. Isso se deve ao risco de serem descongelados e congelados novamente, assim expostos a condições adversas de armazenamento em locais inadequados. Ademais, a distância do mar até o local de consumo também conta. Porto Alegre, por exemplo, não sendo litorânea, precisa de abastecimento apropriado à sua demanda, que leve em consideração procedência, transporte e manuseio.

HÁ MELHOR ÉPOCA NO ANO PARA CONSUMIR?

Na hora da compra, pergunte ao seu peixeiro sobre a disponibilidade dos frutos do mar, e se está na época da sua escolha. Levar a sério a safra garante consumo consciente e sustentabilidade do mercado. Sugerimos que se verifiquem questões como o defeso e a temporada de cada produto para então desfrutar da saborosa gastronomia de pescados.

ATENÇÃO PARA O POLVO

Escolha locais que vendam os polvos “de pote”. Trata-se de uma técnica antiga, em que o polvo é capturado mais rápido ao invés de ficar durante horas dentro de uma rede no fundo do mar (como a técnica de arrasto), o que mantém sua carne saborosa e de boa aparência. Os polvos mais avermelhados podem ser moluscos que sofreram arrastões e que tiveram situações de estresse durante a pesca.

https://destemperados.clicrbs.com.br/tendencias/dicas-para-a-hora-de-escolher-peixes-e-frutos-do-mar


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares